top of page

Fantasma do Séc. XX

     Como esse livro é baseado em 17 contos, vou falar sobre os três, quase quatro contos que li, pois percebi que a forma do Joe Hill escrever não me agrada apesar de ter mutios fãs por ai. Mas há uma coisa que preciso muito falar antes de fazer essa resenha, que é sobre o fato curioso que descobri: Joe Hill é filho do aclamado Stephen King. Isso mesmo! Também fiquei surpresa apesar de ainda não ter lido nenhum livro dele. 

     Joe Hill não quis se aproveitar da fama do pai e nem ter todos os olhos postos em cima de sua obra para não ter que ser comparado com as estórias de King. Joe quis trilhar seu caminho sem se encostar no pai e acho isso uma coisa fantástica, infelizmente não gostei da sua forma de escrita, mas quem sabe você se interessa. Há também outra coisa, Joe Hill também escreveu outros livros chamados A Estrada da Noite, e mais recentemente lançou O Pacto, que não são livros de contos, então se por acaso não gostar dos poucos contos que irei relatar, pode tentar ler um desses livros e depois me falar o que achou.

      O primeiro conto do livro se chama "O Melhor do Novo Horror" que conta a estória de um editor que publica uma série de livros de contos que fazem muito sucesso, só que seu emprego consiste em passar o dia inteiro lendo contos o que acaba por se tornar cansativo e monótomo. Com o passar o tempo ele acaba ficando cansado dos mesmos contos chatos até que chega um que o faz arrepiar de medo, e ele o julga o melhor conto que já leu e começa a correr atrás do escritor,  mas ele descobre que talvez haja um motivo para que o conto seja tão realista.

     Essa estória foi legalzinha, apesar do final ser bem interessante, mas não gostei muito da forma como o personagem do editor foi construído, muitas vezes ele foi irritante. E infelizmente pessoas assim existem e muito.

 

       O segundo conto se chama "Fantasma do Século XX" que conta a estória de um cinema mal assombrado pelo fantasma de uma mulher. Algumas pessoas que frequentam o cinema já a viram, mas o proprietário deseja muito vê-la novamente ainda mais quando um menino a vê um belo dia e acaba dividindo essa descoberta com ele. 

      Essa estória é bem legal, e em parte é misturada com a realidade, já que o homem que deseja comprar o cinema do proprietário é o amigo de Stephen King, Steven Spielberg. Há também um pouco de romance ao longo da narrativa, o que torna o conto bem agradável.


       O terceiro conto se chama "Pop Art" que é uma estória nem um pouco assustadora já que conta a vida de Art um boneco de borracha vivo. Sim, você leu certo. No início fiquei receosa de prosseguir lendo, por que pensei: "Não! Um boneco de borracha é demais pra mim", mas no final das contas se mostrou uma estória muito fofa.

       Art é um boneco de borracha novo na escola que faz amizade com um menino comum, e os dois se tornam melhores amigos, e nesse conto mostra realmente o valor de uma amizade, apesar de ser uma bem diferente. Acho que essa foi a única estória que eu li e realmente gostei e não vi tanto defeito devido ao fato de os dois terem uma relação tão bonita.

 

       O quarto conto se chama "Vocês irão ouvir o canto do gafanhoto", esse foi o conto que larguei pela metade e disse "chega!", provavelmente pelo fato de ser um conto baseado em um livro antigo do escritor Franz Kafka chamado Metamorfose onde uma pessoa se transforma em um animal bizarro. Pois então, esse conto fala sobre um garoto que um belo dia acorda na forma de um gafanhoto gigante e começa a se acostumar a essa nova forma enquanto decide matar todas as pessoas que o maltrataram um dia.

 

       Não consegui prosseguir lendo o livro por causa desse conto, já que, desde o início, não foi uma leitura agradável. Talvez do pelo fato de não estar acostumada com contos, mas além desse fato todos os contos tem um visão mais profunda do que aparece e faz com que você quebre a cabeça tentando ler. Infelizmente, esse livro Fantasma do Século XX não foi livro degustado como lazer, mas se você gosta de estórias filosóficas, então irá adorar esses 17 contos. Também gostaria de poder dizer mais sobre as outras estórias, mas não tenho nenhuma base para continuar relatando esse livro.

Destaque
O que estou lendo:
Postes do Facebook:

Prólogo - Despertar da Magia

Acordo assustada, suando frio e tremendo. Levanto-me e corro para a janela do quarto, o chão de madeira range debaixo de meus passos pesados...

Canal no Youtube:

  • Facebook - Black Circle

Blog criado e administrado por Verônica F. Hörnne

bottom of page