
Fallen
Lucinda Price (Luce) é perseguida por sombras estranhas, diformes e assustadoras desde que era muito pequena, mas quando seu - namorado ou pretendente Trevor - morre misteriosamente, ela acaba sendo acusada e enviada para um reformatório. Quando chega ao Sword & Cross, descobre que na realidade o reformatório se parece mais com uma prisão, onde todos se vestem de preto, são vigiados vinte e quatro horas por dia, além de confiscarem seu celular e só poder fazer uma ligação por semana.
Com o passar do tempo Luce faz algumas amizades, entre elas Ariene e mais para frente da estória Penn - que cresceu no reformatório e trabalha na secretária -, mas de todas essas amizades se vê conectada com Daniel Grigori, mas em vez deste correspoder sua atração acaba por ofendê-la de diversas maneiras, começando com o ato de mostrar o dedo médio quando esta o olha. Apesar de se ver atraÃda por Daniel, acaba se deixando seduzir por Cam que ao contrário deste é atencioso,
simpático, bad boy, mas ao mesmo tempo é igualmente misterioso. Mas apesar da atenção de Cam, Luce se vê pensando em Daniel seguidamente - que me fez querer estrangulá-la por diversas vezes ao longo do livro -, e não conseguindo mais ficar com dúvidas a seu respeito, se vê querendo revirar o seu passado para saber quem ele realmente é.
O que dizer sobre o livro?
Lembro que vi esse livro na livraria e logo pensei "Meu Deus, que capa linda", era um desejo enorme de tê-lo na minha coleção justamente pela maldita capa, mas nem por isso cometi o erro de não ler a sinopse para saber mais detalhes sobre o enredo. Li, vi que a estória parecia ser bem interessante e acabei comprando, mas demorei muito tempo para começar a ler - talvez isso tenha sido um alerta para não lê-lo -, e posso dizer que me decepcionei bastante.
Primeiramente, houve algo que me deixou muito pasma que foi o fato de Luce praticamente lamber o chão onde Daniel pisa, sendo que este somente a humilha e não lhe dá nenhum crédito por muito tempo ao longo da estória. O pior disso, é o fato de Lauren Kate estar incentivando pré-adolescentes a se rebaixarem a este ponto para conseguir a atenção de qualquer garoto(a). Por favor, não façam isso! Outra coisa que não favorece o livro é sobre a própria personagem Luce que se faz de coitada a um ponto que você nem consegue ficar com dó dela, e Daniel não ser nenhum pouco carismático e atrativo. Também há o personagem Cam que é um querido, e acaba ficando na friendzone (zona de amizade), além da Ariene e Penn que particularmente gosto muito mais do que os dois personagens principais. Mas, apesar de todos esses contras que já citei, você se pergunta: Pode ficar pior que isso? E lhe respondo: Pode sim!
A estória toda se enrola demais para ser concluÃda, como se a autora quisesse preencher com qualquer coisa para tentar prender a atenção o leitor, além do fato de que pouca coisa realmente nos prende ao longo da narrativa, e o casal principal se torna chato com o passar do tempo. Mas não posso ser completamente cruel e dizer que não houve partes que realmente eram boas e que me prenderam para prosseguir lendo. Há também o fato da narrativa ser na terceira pessoa, isso facilita a leitura não tornando ainda mais complicado com os pensamentos de Luce, pois a estória em si se torna confusa se você não prestar atenção. Mas nada disso se compara ao final do livro, que na realidade não foi um final. A sensação que se tem é de que Lauren simplesmente parou na metade da estória e lhe deixou com diversos pontos de interrogação pulando à sua volta, pois no inÃcio já ficamos com dúvidas sobre as coisas que acontecem, e quando se termina é como se nada tivesse sido esclarecido. Esse foi um dos grandes pontos que me fez não querer ler a continuação, pois nenhum autor que se prese deixa tantas perguntas em seus leitores.
Lauren Kate tinha um belo enredo nas mãos só precisava saber ser desenvolvido e esse foi o seu maior erro, mas se você é fã da Saga Crepúsculo e se sentiu desolado quando acabou, acho que irá gostar desse livro, pois os personagens são de certa forma parecidos. Isso me fez perceber quando havia terminado alguns fatos em comum, como: um triângulo amoroso - o cara que merecia a garota, não ficou com ela -, uma garota que se acha diminuÃda pelo esplendor do garoto amado, um casal que passa por várias coisas e acabam se separando e voltando algumas vezes ao longo do livro, os perigos que rondam a mocinha e fazem com que o bonitão a salve, e assim por diante, então lhe recomendo essa saga.
E se virasse filme?
Há notÃcias boas também sobre a saga - para você que é fã ou se interessou apesar de todos os meus contras -, a estória de Lauren Kate virará filme! Pois é, a Disney - minha amada Disney - comprou os direitos de adaptação da saga para o cinema, sendo lançado em 2016.
