
Horror em Amityville
A estória inicia quando a família Lutz se muda para uma mansão no número 112 na Ocean Avenue, Amityville, New York que está por um preço muito baixo. A família procurava um lugar sossegado e grande para criar os filhos, mesmo sabendo alguns detalhes do passado dessa casa. O terreno havia servido como isolamento para doentes e loucos, e não muito antes de se mudarem, foi o palco de seis assassinatos cometidos por Ronald DeFeo, que matou seus pais e os quatro irmãos enquanto dormiam de bruços, mas isso só é descoberto mais tarde quando o patriarca da família – George - vai ao jornal local. Mas logo as coisas começam a dar errado para a família Lutz, quando percebem que a casa dos sonhos, com piscina, três andares e casa de barcos na realidade é assombrada.
Inicialmente coisas começam a dar errado na casa, mas de uma forma muito sutil. Começaram mudanças de comportamentos de todos os membros da família, mudanças de temperatura dos ambientes, mesmo a lareira ao máximo não esquentava absurdamente nada. Um grande cheiro de podridão acompanhado por moscas em um determinado quarto e a filha caçula que havia
começado a conversar com um “amigo imaginário”.
As coisas começam a se agravar quando objetos mudam de lugar e George começa a demorar mais para chegar a casa. Então decidem chamar o padre Mancuso para benzer a residência, mas acabam sendo surpreendidos por uma voz gritando para irem embora. Chegando ao ponto extremo de não conseguirem ficar um mês na casa e deixarem tudo para trás.
É um livro muito fluído e intenso, as coisas acontecem de uma forma discreta no início, mas chegando ao ponto do desespero no final. Sendo um livro baseado em história verídica, deixa tudo com mais tensão do que se é esperado de qualquer outro e como li este livro muito nova, tive muito mais medo do que se esperaria.
O livro foi lançado pelo jornalista Jay Anson no ano de 1977, dois anos depois que a família havia deixado à residência, que a princípio era tudo o que procuravam. Virou rapidamente um best-seller na época e até hoje é mundialmente conhecido, principalmente quando virou filme em 2005.
Livro versus Filme:
Muitas coisas foram alteradas na estória para que ficasse mais atrativo e assustador para as telas dos cinemas, mas apesar das grandes mudanças é um filme muito bom. Estrelado por Ryan Reynolds como George, que já é um ator mundialmente conhecido, foi logo um sucesso, apesar de não ser um de seus papéis mais conhecidos.
As mudanças feitas pela roteirista acrescentaram muito à estória, a deixando muito mais envolvente e assustadora. A atuação de Ryan não deixou a desejar em nenhum momento, fazendo com que o suspense e a tensão crescessem conforme o desenrolar da estória. É um filme para não se dormir a noite, mas o livro é igualmente tenso por ser mais realista. É uma estória verídica de uma casa assombrada sem os efeitos especiais de uma tela de cinema.