top of page

O Lado Mais Sombrio/ Atrás do Espelho

     Alyssa Victoria Garner é uma garota de 16 anos que está no Ensino Médio, mas diferente das outras estudantes, não quer e nem vai ir à formatura do ano. A questão é o seguinte: Alyssa é diferente de todas as outras garotas de sua idade, começando que consegue ouvir pequenos animais e plantas, mas como isso não bastasse é descente de Alice Liddell. Mas dai você fala: “Alice não existe! É um personagem criado por Lewis Carroll!” e se não for bem assim?

     Alyssa é filha de Alison que está internada em um sanatório, justamente por falar com os animais e plantas, então Alyssa foi criada somente pelo seu pai desde os cinco anos. Mas diferente de sua mãe, ela ignora os pequenos animais de uma forma bem peculiar, ela os mata asfixiados em armadilhas para depois usá-los em suas obras de arte – claro que isso não impede que outros apareçam.

      Alyssa tem como melhor amigo Jeb que é dois anos mais velho, mas

que a vê somente como uma irmã mais nova. Ela é apaixonada por Jeb, mas deixa isso guardado para si, já que tem muitas coisas para se preocupar, como ignorar plantas. Mas isso não a impede de trabalhar na loja com a melhor amiga, nem de ir andar de skate no Submundo, fazendo o possível para levar uma vida normal. Só que no dia da sua formatura, ela vai visitar a mãe no sanatório como outro dia qualquer, mas as coisas não acabam nem um pouco bem.

     Alyssa ouve um animal avisando para Alison que “ele está vindo”, com isso ela tem um pequeno ataque, mas como se não bastasse ela diz para mãe que também ouviu e quer saber quem está vindo. As duas conseguem finalmente ter uma conversa “decente” depois de muitos anos, e Alyssa é obrigada a contar para mãe que também tem sua “doença”. É quando sua mãe lhe diz que não é uma doença e sim uma maldição que todas as mulheres da família têm, justamente porque sua ancestral Alice Liddell foi para o País das Maravilhas.

     A princípio Alyssa não quer acreditar que isso poderia realmente acontecer, mas o ataque de sua mãe piora e ela quase morre no processo. Mais tarde seu pai conta que colocou Alison em um tratamento na clinica de eletrochoques, e ela sabe que a única forma de salvar a mãe é indo para o lugar que ela tanto alertou para ficar longe: o País das Maravilhas. Mas o que fazer quando este lugar não é como está descrito no livro? E que há riscos enormes no momento em que entrar na toca do coelho?

 

O que dizer sobre o livro?

     Simplesmente maravilhoso! E como grande fã de Lewis Carroll, comecei a ler com um pouco de receio que essa grande obra da literatura fosse estragada por uma principiante, e acabou que hoje em dia A.G.Howard é uma das minhas escritoras favoritas!

     Ela conseguiu dar um novo sentido para o tão conhecido País das Maravilhas, mostrando um lado obscuro e mórbido que me conquistou do início ao fim. Ela fez uma nova releitura que não

deixou nada a desejar em nenhum aspecto, apesar de ser uma espécie de “continuação”.

     Há novas aventuras nessa terra mágica e incrível, além de descobrirmos que Alice fez muita coisa errada quando foi e que Alyssa tem que concertar tudo para que a maldição da família suma e sua mãe possa voltar para casa. Mas quando chegamos lá descobrimos que não é bem assim e que as coisas são muito mais complexas do que parecem.

     Não posso me esquecer de mencionar os personagens que me cativaram demais, todos com personalidades diferentes e marcantes, principalmente Alyssa que não faz o gênero indefesa. Todos sem exceção foram incríveis, incluindo os que eu já conhecia da estória de Lewis, mas como já mencionei, eles não são nem um pouco parecidos com o que já conhecemos. Até é bom mencionar, que um dos personagens que mais gosto é o Chapeleiro Maluco e fiquei com medo que fosse estragar com a visão que tenho dele, e acabou que não foi o que aconteceu. O personagem teve uma releitura nova que me agradou por ser algo completamente diferente do que pensei que poderia ser, mas o chá da tarde continua com um sabor louco e peculiar que me encheu os olhos.

     Também não posso esquecer de falar do layout do livro que é incrível, começando que a cada início de capítulo temos uma página completamente destacada e com ramos de plantas - como você pode ver na foto ao lado -, o que deixa o livro ainda mais mágico e com a cara do País das Maravilhas. Além da capa - primeira foto - ser exuberante aos olhos e que trouxe todos os elementos da estória sem nos dar nenhum "spoiler".

     Simplesmente maravilhoso do início ao fim, ainda mais com as surpresas chocantes que recebemos ao longo da estória. Esse livro não deixou nada a desejar e só encheu meu coração de alegrias assim como o segundo volume Atrás do Espelho - segunda foto - que trás na capa o meu personagem favorito, sem sombra de dúvidas. E neste volume descobrimos que o País das Maravilhas está com grandes problemas e que só Alyssa poderá resolver, mas, e se ela não acreditar nisso e o País das Maravilhas tiver que vir ao seu encontro na Terra? É exatamente sobre isso que se trata o segundo volume da trilogia, com assuntos novos e complicados de serem resolvidos, colocando em prova amor, lealdade e segredos à prova.

      O terceiro e provável último livro da série se chama Ensnared - foto ao lado - que já foi lançando no exterior, mas ainda não tem prévia para ser lançado aqui no Brasil. O que resta é esperar ansiosamente pelo desfecho dessa estória surpreendente e encantadora.

Destaque
O que estou lendo:
Postes do Facebook:

Prólogo - Despertar da Magia

Acordo assustada, suando frio e tremendo. Levanto-me e corro para a janela do quarto, o chão de madeira range debaixo de meus passos pesados...

Canal no Youtube:

  • Facebook - Black Circle

Blog criado e administrado por Verônica F. Hörnne

bottom of page