

Saga Guerra dos Tronos
Ah! Estava a muito tempo querendo falar sobre essa saga incrível criada pelo escritor George R.R Martin, mas me faltava coragem para começar uma resenha por medo de contar fatos que nos surpreendem ao longo da estória, mas finalmente consegui uma forma para lhes chamar a atenção sem estragar a surpresa. Mas antes de começar a falar sobre o enredo peço que tenham paciência para sugar um monte de informações que serei obrigada a lhes contar, como as casas do reino, os casamentos entre as mesmas e a estória que levou o reino de Westeros ser o que é hoje, mas acima de tudo, que se divertam conhecendo esse novo mundo medieval repleto de reviravoltas.
Antes de começar a contar o enredo da estória, terei de falar sobre onde fica cada reino no mapa de Westeros abaixo, para que facilite o seu entendimento sobre as casas principais e suas alianças.
O círculo em preto é a muralha de gelo onde fica a guarnição denonimada Patrulha da Noite que mora no Castelo Negro. Esta muralha denomina o tamanho do reino de Westeros e o protege de qualquer ameaça externa, mas mais a frente contarei detalhes sobre eles e a muralha em si.
O círculo em cinza é o reino de Winterfell onde mora a casa/família Stark que é responsável por proteger o norte. Nesta casa o rei se chama Eddard Stark (Ned), e a rainha Catelyn Tully da casa Tully, mais seus cinco filhos e um bastardo de Ned.
O círculo em azul é o reino do Ninho da Águia (The Eyrie, como está no mapa), onde mora Lysa Tully - irmã de Catelyn Tully - e seu filho Robert Arryn defensor do leste de apenas oito anos, e antigamente o rei John Arryn.
O círculo em vermelho é o reino Rochedo Casterly (Casterly Rock, como está no mapa), onde mora a família Lannister responsável por proteger o oeste. Seu rei se chama Tywin Lannister e a rainha falecida. Seus filhos são Cercei Lannister e seu gêmeo Jamie, mais o filho anão Tyron.
O círculo em laranja é o grande reino denominado Porto Real (King's Landing como está no mapa), onde atualmente mora Robert Bartheon - da casa Bartheon - e sua mulher Cercei Lannister, mais os três filhos.
O círculo em amarelo é o reino Ponta Tempestade onde mora a família Bartheon. O rei Robert, o irmão do meio Stannis (que atualmente mora na Ilha Pedra do Dragão) e o irmão caçula Renly.

O círculo em rosa é a cidade de Pentos onde atualmente mora Daenerys e Viserys Tagaryen que são os verdadeiros reis de Westeros, mas antigamente o rei Robert Bartheon - acompanhado de outros reinos - roubou o trono de Aerys II Tagaryen e se tornou o grande rei.
Enredo:
Tudo começa quando Robert Bartheon vai até Winterfell falar com seu melhor amigo Ned Stark para convidá-lo a ser sua nova Mão do Rei - braço direito do rei, que faz todo o trabalho pesado que um rei deveria fazer -, já que John Arryn que era a Mão anterior morreu. A princípio Ned recusa a oferta do amigo, mas sua mulher Catelyn Tully o convence a ir e principalmente a não recusar o pedido do grande rei de Westeros. Mas tudo muda quando Catelyn recebe a carta de sua irmã Lysa Tully, lhe dizendo que seu ex-marido John Arryn tinha sido assasinado pela mulher de Robert, Cercei Lannister. Então Catelyn queima a carta e conta para o marido sobre a suposta acusação de que a ex Mão do Rei tinha sido envenenado pela rainha. Ned decidi ir para Porto Real e descobrir a verdade sobre o que aconteceu com John, enquanto aceita o pedido de Robert para obter informações preveligiadas que somente sendo Mão do Rei conseguiria.
Chegando a Porto Real acompanhado das duas filhas - Sansa de 13 anos e Arya de 10 anos , Ned começa a pesquisar sobre a morte de John Arryn e descobre coisas que faz com que o reino de Westeros nunca mais fosse o mesmo.
Repleto de surpresas do início ao fim, você nunca sabe o que esperar quando lê o próximo capítulo, muito menos em quem pode ou não confiar. Mas a pergunta que paira do ar é: Quem ganhará a tão famosa Guerra dos Tronos?

Mapas:
Uma coisa legal sobre a saga de Martin é que há mapas de Westeros para que o leitor encontre os reinos, - claro que o mapa acima é muito mais sofisticado e também o peguei da internet -, mas este ao lado são os mapas que veem no livro. O norte você encontra logo que abre o primeiro volume, e o sul na última página, isso é meio chato, mas apartir do quarto volume os mapas ficam juntos facilitando a busca.
Há também o mapa "Para-lá-da-muralha", no caso, o mapa que mostra o que você encontra do
outro lado da muralha de gelo, mas este só aparece no terceiro volume da saga, pois é quando se fala mais sobre os mistérios que se encontra lá. Quando for falar sobre a muralha mais abaixo colocarei do lado a foto do mapa do livro.
Sobre os Capítulos:
Cada capítulo é um personagem diferente, mas não espere que seja contado na primeira pessoa, e sim na terceira, mas isso não nos tira a magia de cada personagem e suas características. Isso chama muito atenção na estória, por que o esperado é que não se conecte completamente com algum personagem pelo fato da estória toda ser contade em terceira pessoa, mas é o contrário. Martin faz com que você perceba que todos são muito humanos, cometem erros e são cruéis muitas vezes, e isso torna o livro muito mais envolvente, porque nunca se sabe o que esperar de cada um.
Há uma coisa que preciso alertá-los, os capítulos de Martin não seguem a mesma linha de tempo - quando você começar a ler irá entender melhor -, há capítulos que acontecem em semanas e outros em apenas uma hora, mas isso não tira a concentração e nem atrapalha ao longo da leitura. Às vezes pode estar acontecendo uma coisa em um reino e no outro, do outro lado do mapa, outra, e isso é deixado claro ao longo da narração, mas às vezes acontece algo de um lado e outro reino, depois de meses, saberá o que aconteceu lá. Mas não arranque os cabelos, pode parecer confuso agora, mas quando estiver lendo será muito mais fácil.
Um lerta que um amigo meu me deu e acabei não ouvindo: "Não se apegue a nenhum personagem". É isso mesmo! No livro eles são humanos demais, e não personagens perfeitos de livros adolescentes, então você nunca sabe o que esperar e muito menos o que acontecerá com ele. Então quanto mais você manter seus sentimentos longe do livro melhor, lhe garanto isso.
Obs: O Guerra dos Tronos é um livro extremamente adulto e se passa na Época Medieval, então não espere um mar de rosas quando tudo se passa em uma grande guerra. Há estupros, roubos e mortes, então fique preparado para conhecer outro mundo.


Muralha:
Como já havia dito a grande Muralha dita os limites do reino de Westeros e o separa de todos os perigos que espreitam do outro lado - mais abaixo direi quais são -. Mas ninguém vai para lá por que quer, já que um dos deveres da Patrulha da Noite é viver somente para a Muralha, resumindo: não constituir família, viver para proteger o reino e nunca mais poder sair de lá. Então todos os membros da Muralha são bastardos, estupradores e ladrões, que são recrutados ao longo do reino e levados para servir.
A Muralha foi construída a muito tempo e tem mais de 200 metros de altura e quilômetros de extensão. Sua constinuição é basicamente de pedras e gelo, e a única forma de entrar é por uma passagem no centro.
Lá dentro vivem mais de 600 homens, mas cada um tem uma tarefa diferente, como: alguns são intendentes que ajudam os grandes comandantes ou meistres - que cuidam dos infermos -, ou patrulheiros da noite, que são os homens que vão para o outro lado da Muralha saber se há algum perigo eminente.
Ao lado tem o mapa da Muralha que vem no livro, e mostra o que há Para-lá-da-muralha, além de que, cada extensão recebe um nome diferente para ficar mais fácil de patrulhar ao longo de seus quilômetros.
Do outro lado da Muralha existe o povo livre, como eles mesmos se chamam já que não precisam se curvar a nenhum rei, mas estes são um povo pacífico e que nunca deu problema para a Patrulha da Noite. Mas há perigos muito maiores do outro lado, como os Outros.
Outros:
Os Outros são seres parecidos com zumbis, mas congelados, digamos assim. São pessoas que morreram no gelo e renasceram com olhos azuis e partes do corpo que, quando são cortadas, prosseguem com vida própria.

Mais tarde ao longo da estória você ficará sabendo melhor sobre cada um deles e do que são capazes.
Há também gigantes de quatro metros e mamutes do outro lado da Muralha, e quando alguns patrulheiros vão para lá saber o que está acontecendo, muitas vezes não voltam para dizer ao Comandante o que viram. Então tudo que o reino sabe são rumores/histórias contadas por cantores ou amas, mas logo essas estórias acabam virando verdade com o passar dos livros.
Série da HBO:
Mas se você se interessou pela estória, mas não quer ler esses enormes livros, então lhes recomendo a série que passa na HBO - canal fechado -, mas se você não possuí a HBO poderá encontrar em qualquer loja ou para download na internet.
A série é repleta de atores fantásticos, além de ser bastante fiel aos livros - pelo menos nas primeiras temporadas -. Há também cenas de tirar o fôlego dos castelos e da Muralha, mas acima de tudo a trama do livro/série lhe prende de tal forma que, quando menos percebe, já está viciado. Sim, sou uma enorme fã!
Posso dizer que tanto a série como os livros ganharam o ponto mais alto nos meus favoritos, por mais que no início tenha tido dificuldade de decorar todos os nomes dos personagens e suas casas, mas aqui vai uma dica: tenha ao lado um bloquinho ou até mesmo caderno para anotar os nomes - claro, se vocês não for acostumado com romance medieval como eu era -, isso irá lhe ajudar muito no início. E se apesar de tudo isso que já lhe falei ainda está com dúvidas se irá ver a série ou ler os livros, aqui vai mais um ponto em alta: na estória aparecem dragões já no primeiro volume do livro! Então não perca tempo e compre ou baixe a série.